Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

De chocolate que o amor é feito!



HOJE VOCÊ VAI TER MAIS MOTIVOS PARA SABOREAR ESSA DELICIA!


Sua matéria-prima, o cacau, era considerada por Maias e Astecas o alimento dos deuses. Pra uns um veneno sem igual quando o assunto é enxaqueca... Para outros um remédio contra a TPM e o mau humor...
Mas o que será que está por tras dessa paixão milenar?
De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, o segredo está na maneira como você consume a guloseima. Fazendo-se um “bom uso”, o chocolate pode ajudar na perda de peso, ao invés de acabar com a dieta. Os pesquisadores descobriram que o alimento possui substâncias que facilitam o emagrecimento e evitam o acúmulo de gordura.
O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor.
Pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram em 2008 que o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Isso porque algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor.

Outro estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).
O chocolate também tem efeitos benéficos para o coração. Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial. O resultado positivo é atribuído às catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados na iguaria.
Além disso, o chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que um composto chamado epicatequina protege as células nervosas. Os testes foram realizados em ratos e a equipe espera que os efeitos possam ser aplicados em seres humanos.


Curiosidades do Chocolate:
·         Chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). Estudos sugere que mulheres que saboreiam a delícia ao menos cinco vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez. O composto teobromina, encontrado principalmente nas variedades amargas e meio-amargas, pode ser o responsável pelo benefício.
·         O chocolate é um aliado da beleza também. Está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.



POR DAIANE CERUTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário