Páginas

domingo, 23 de setembro de 2012

Pequena e saborosa!






Benefícios da Sardinha

Pequenas, saborosas e populares... Essas são as Sardinhas, a maior fonte do famoso ômega-3!
Depois de sair de Sardenha, no mar Mediterrâneo, as sardinhas ganharam os mares do mundo todo. Aventureiras, navegaram quilômetros até disseminar populações de sua espécie nas águas e pratos brasileiros, para a nooooooossa alegriaaa!!
Além do ômega-3 a sardinha também possui muitas vitaminas; (A, B, D e E) e minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro, iodo, potássio e zinco. Além disso, as sardinhas fornecem muito poucas calorias ao organismo (cerca de 153 kcal por 100 gramas).
E mais, os ácidos graxos também são encontrados nas sardinhas e em todos os tipos de peixes oleosos como a cavala e o salmão, e são um dos maiores responsáveis pelo bom funcionamento do coração.

Eles também mantêm o sangue “fino” e menos viscoso, diminuindo assim as chances de um ataque cardíaco ou derrame, e reduzindo também a pressão arterial. Os ácidos graxos combatem a artrite e a psoríase, e os estudiosos acreditam que o óleo dos peixes também ajude a evitar que células cancerígenas progridam para um estágio de tumor.

Os óleos dos peixes são conhecidos pelos seus benefícios como alimentos para o cérebro; na realidade o cérebro é constituído de 60% de gordura e necessita de ômega-3 para um perfeito funcionamento. Recentemente, cientistas descobriram uma relação entre as variações de humor e baixos níveis de ômega-3. Ou seja, os ácidos graxos mantêm os pensamentos, as reações e os reflexos do cérebro em harmonia, e asseguram que as células receptoras do cérebro reconheçam os sinais de humor fornecidos pelos neurônios.
Uma dica: Ao comprar sardinhas procure sempre observar se a carne está firme e se os olhos estão claros e brilhantes. Assim que chegar em casa enxágüe as sardinhas e cubra-as com papel absorvente umedecido. Guarde-as na parte mais fria do refrigerador. Recomenda-se comer ‘peixes oleosos’ pelo menos duas vezes por semana para se obter um suplemento constante destes nutrientes essenciais.









Por Daiane Ceruti




Nenhum comentário:

Postar um comentário